quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
O homem é um ser complexo... capaz de pensar e emocionar-se... de sentir e não se revelar... de emocionar-se mais com os gestos do que com as palavras... e... age na esperança de sofrer o mínimo possível e sentir prazer o máximo possível...movido á desejos...de quem sempre será um simples aprendiz A vida é feita de contrastes...até os pensamentos ocorrem em pares (positivo e negativo)...pensamos mesmo não querendo,de 40 à 60 mil vezes/ dia. Somos protagonista e coadjuvantes de histórias, ao mesmo tempo. Tudo que fazemos influencia a vida dos outros... mesmo não querendo. Nossa existência é temporal e circunstancial...quanto mais sabemos, mais próximo estamos do fim. Vida sem prêmios ou castigos...tudo consequência: - aquele que ama é um ser mais divino que o amado, pois está possuído por um deus....Platão; - quanto mais perfeito é o amor, mais forte o tresvario...Erasmo de Rotterdam - no amor basta uma noite para fazer um homem um deus...Propércio - basta um grau muito pequeno de esperança para que nasça o amor...Stendhal - a beleza não é senão a promessa de felicidade...Stenhal - quando não se ousa amar sem reservas é que o amor já está muito doente....Goethe - nem a um deus é facultado amar sem manter-se sábio...Pubilillius Syrus - desejar violentamente uma coisa é tornar-se cego para os demais...Demócrito - quando se está amando, sempre se começa enganando-se a si mesmo e sempre se termina enganando-se os outros...Oscar Wilde - nunca é sereno o curso do verdadeiro amor....Shakespeare - o amor sempre é eterno, enquanto dura.....Henri de Régnier - o amor, enquanto afeição humana, é o amor que deseja o bem, possui uma disposição amigável, promove a felicidade dos demais e se alegra com ela...Kant - um marido surdo e uma mulher cega são sempre um casal feliz....Harolde THompson - só o bruto trepa bem: a trepada é o lirismo do povo....Baudelaire - o amor é o desejo de alcançar a amizade de uma pessoa que nos atrai pela beleza...Cícero - por mais raro que possa ser o amor, ainda mais rara é a verdadeira amizade...La Rochefoucauld e depois querem que eu seja normal
Uma condição de exaltado prazer, somente se mantém por momentos ou, em alguns casos, e com algumas interrupções, por horas ou dias. Ela é o brilhante clarão ocasional da alegria, e não sua chama firme e constante.
A felicidade que podemos conceber não é a do arrebatamento, mas de momentos assim em meio a uma existência constituída de poucas e transitórias dores, muitos e variados prazeres, com um predomínio decidido de componente ativo sobre o passivo, e tendo como fundamento do todo não esperar da vida mais do que ela é capaz de proporcionar.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Musica China, una caricia para el corazón
Aprendendo com celebridades orientais:
" O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros" Confúcio.
" A alma não tem segredo que o comportamento não revele" Lao-Tsé.
" O sábio é notado sem se exibir. Renuncia a si mesmo e jamais será esquecido" Lao Tsé
sábado, 26 de janeiro de 2013
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
"Como é por dentro outra pessoa? Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo, com que não há comunicação possível, com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma senão da nossa, as dos outros...são olhares, são gestos, são palavras, com a suposição de qualquer semelhança no fundo"
Fernando Pessoa (1934)
Qual será o sentido de gostarmos de alguém....depois queremos que ele mude?
O importante é: quem conseguimos nos tornar na relação com determinada pessoa!!!
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Refletindo com Nietzsche (1878) “ Uma era de felicidade simplesmente não é possível porque as pessoas querem apenas desejá-la, mas não possuí-la, e cada indivíduo aprende durante os seus bons tempos a de fato rezar por suas inquietações e desconforto. O destino do homem está projetado para momentos felizes – toda vida os têm -, mas não para eras felizes. Estas, porém, permanecerão fixadas na imaginação humana como o que está além das montanhas, como um legado de nossos ancestrais: pois o conceito de uma era de felicidade foi sem dúvida adquirido nos tempos primordiais, a partir da condição em que, depois de um esforço violento na caça e na guerra, o homem se entrega ao repouso, estica os membros e sente as asas do sono roçando a sua pele. Será uma falsa conclusão se, na trilha dessa remota e familiar experiência, o homem imaginar que, após eras inteiras de labor e inquietação, ele poderá usufruir, de modo correspondente, daquela condição de felicidade intensa e prolongada”.
Como disse Hengel em 1830, “a história (de cada pessoa...acrescento eu) não é o palco da felicidade; nela, os períodos de felicidade são páginas em branco”( ...para serem escritas conforme possibilidades e desejos).
Como para ser feliz é preciso não sabê-lo, condição que tanto inquietou Fernando Pessoa, é preciso criar ou beneficiar-se de alguns momentos de celebração na vida, pelo encontro com pessoas e coisas e, a realização de algumas conquistas para atender as próprias necessidades.
A existência humana se processa com significativas transformações, orgânicas e emocionais, para caracterizar o tipo e a qualidade de vida.
A vida nos ensina que o melhor para o ser humano é festejar os eventos, sendo cada pessoa uma possível promotora no bem estar do outro, pois todas as nossas decisões, por mais particular que sejam, influenciam na satisfação de outras pessoas, principalmente as mais próximas, formando uma corrente que se renova sistematicamente e não temos mais controle do que dizemos ou fazemos.
Essas coisas todos nós sabemos...felizes os que aplicam, não acrescentando mais conflitos ás suas vidas, bastando os naturais e implícitos pela própria condição de viver e superar-se.
Shakespeare (1600) através do personagem Graziano, em uma de suas peças, diz: “Algo sempre se mantém. Quem se despede no final de um banquete com o mesmo apetite aceso com que sentou à mesa? [...] Todas as coisas que são, são com mais ímpeto perseguidas do que desfrutada”.
A sabedoria popular diz que viver é simples, mas é a gente que complica.
Considero que viver não é nada simples, devido as nossas necessidades básicas como ser vivo e, complementares como humano, e, devido á relação dos nossos desejos com as suas realizações, de quem somos eternos aprendizes.
Assinar:
Comentários (Atom)