quinta-feira, 10 de maio de 2012
Ter valor...é descobrir e valorizar o que nos faz melhor
(7) A importância da existência e respeito dos “VALORES”
para uma pessoa e para a sociedade
Valor pode significar o “preço” atribuído á uma coisa para simbolizar a sua valia. Mas, tem outros significados, como o “quanto estimamos” uma pessoa, uma crença religiosa, uma ideologia, um objeto, um animal, uma flor, a natureza... uma atitude.
O valor traduz o quanto apreciamos o que “somos” ou o que “podemos ser” numa relação...conosco mesmo, com os outros, com o mundo.
A única maneira de SER ALGUÉM de valor é TER e RESPEITAR os valores.
A existência de valores, explícitos, possibilita-nos construir caminhos para termos um destino. Os valores são fontes de coragem e determinação para nos conduzirem aos objetivos, é a nossa bússola de comportamento para traduzirem as nossas atitudes,pois, orientam as nossas escolhas. A inexistência de valores nos conduz ao nada ou a qualquer lugar, é conviver com o caos, com a corrupção, com as incertezas, nos encaminhamos para abismo emocional e financeiro.
Desenhar e praticar o que entendemos por valores é VALORIZAR, possibilitando-nos aumentar os préstimos e, justificar o que realmente edifica uma pessoa e a sociedade. Valorizar é ter como produto o merecimento pela conquista. Nada é mais significativo do que a conquista por merecimento, quando por favor ou injustamente obtida, traz apenas satisfações momentâneas, não permitindo o sentimento da valorização, que sempre será um processo exigindo entendimento.
O que pode nos ser valoroso?
Tudo aquilo ou todos aqueles que nos possibilitam despertar coragem para o enfrentamento e superação das dificuldades, nos “convidando” buscar o ideal da sabedoria: a liberdade e o bem estar. Temos que valorizar o que e quem nos torna ativos, nos transformando de vítimas em autor da própria vida; nosso desafio é descobrirmos quem somos e começarmos a “gostar” de quem conseguimos ser. Quem eu quero ser? ...Eu mesmo! Como eu quero que me aceitem?...Como eu consigo ser!
Estabelecer e respeitar certos “valores”, os que realmente tem significado para serem valorizados e que traduzem o caráter de uma pessoa, a sua ética em conduzir a sua vida e o respeito pelo bem comum é o que confere DIGNIDADE á uma pessoa. Não devemos cobrar santidade (isto é impossível de se obter, somos apenas seres humanos), mas, devemos praticar e cobrar dignidade na conduta das pessoas, em benefício da sociedade (ela estando bem, estaremos melhor).
Pessoa “forte” e sociedade “forte” é apenas conseqüência das pessoas que valorizam o que é importante ter valor. As pessoas fortes se valorizam, independente da opinião dos outros (os fracos) para não se sentirem “desvalorizadas” ( a pessoa de pouco ou nenhum valor significativo, sempre quer corromper os bons valores dos outros, os banalizando).
Individualmente, só podemos nos dirigir à liberdade e ao bem estar pessoal, em benefício do bem estar comum, quando tivermos consciência do nosso próprio valor (qual o valor da sua vida?), envolvendo avaliações e aprimoramento da competência, da vontade, do esclarecimento, das virtudes, da capacidade de transformação.
Os valores, além de serem fontes de força motivacional, caracterizam as virtudes de cada um, influenciando positivamente as suas atitudes e as do outro também. O sucesso individual e coletivo, depende, exclusivamente, das virtudes das pessoas..
A ausência de valores OPRIME. A existência e o respeito pelos valores LIBERTA e confere um SENTIDO ESPECIAL PARA A VIDA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário