quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Conflitos: Sistema Motivacional e Sistema Valorativo
Temos vivido tempos de tensão, de maneira clara e sempre presente.
O “mercado” exige pessoas motivadas, e, para nos realizarmos pessoal e profissionalmente, temos que ser pró ativos.
As corporações procuram desenvolver “sistemas motivacionais“.
O conflito está estabelecido, pois, ao mesmo tempo, somos pressionados pelo “sistema valorativo”, isto é, para nos sentirmos bem, temos que estar comprometidos com a “possibilidade do consumo imediato”. Neste caso, a qualidade de vida depende da conquista das coisas, independente da sua real necessidade e conseqüente benefício. É consumir pelo simples prazer de consumir.
Pesquisas revelam que a grande maioria das pessoas não conseguem comprar o que gostariam. No ato de consumir, não considerarem as reações que o produto da compra irá impactar nas suas vidas. Qual o significado e o valor emocional da compra? Para se sentirem vivas, necessitam estar envolvidas em projetos de consumo.
A motivação pelo consumo é maior do que a motivação para a própria realização.
A possibilidade e até desejo, de vivermos uma vida, livre da necessidade do consumo sem sabedoria, choca-se com a realidade da força da motivação econômica. O suficiente parece ser pouco, gerando insatisfação sem controle, considerando o dinheiro como única moeda de troca na obtenção do prazer.
Diante destes fatos, está estabelecido o conflito. Que motivação é a mais importante na conquista da liberdade e do bem estar? Qual a relação entre os valores sonhados e os vividos?
Observo através de indicadores, uma sociedade desgovernada, sem educação financeira.
Seu comportamento revela um sintoma de ambivalência.
Diante desta “guerra” interior, a grande maioria das pessoas se mantém alienada, com opiniões e valores éticos flexíveis, para se debruçarem conforme a conveniência.
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