sexta-feira, 16 de março de 2012

Presunção....presunçoso.

O presunçoso é antes de tudo...um invejoso chato

Passei a minha vida lidando com pessoas. As experiências com genomas revelaram que somos muito parecidos uns dos outros, nem melhor ou pior, diferentes, na maneira de nos relacionarmos. Poderíamos ajuntar todos os humanos, em todas as gerações, conforme as suas características comportamentais, teríamos um número pequeno de diferentes grupos.
As relações são formadas considerando vários motivos, alguns escolhemos por afinidades, outros são impostas pela vida, familiar, educacional, religiosa, profissional...
Não gosto do grupo caracterizado pelo comportamento, constante, de PRESUNÇÃO (todos nós temos potencial para sermos presunçosos, daí a importância de um controle sobre as nossas atitudes). PRESUNÇÃO é a ação ou efeito de presumir. As pessoas deste grupo revelam a “suposição” que eles assumem como verdadeira, sobre vários assuntos, desde que se comprove, de forma significativa, o contrário.
Apresentam com facilidade, uma opinião infundada ou exagerada de si mesmo, das suas próprias qualidades, revelando-se vaidosos e afetados. São sinônimos de altivez, arrogância, hipótese, empáfia, pressuposição, pressuposto....
Considerando, como reflexão, as palavras de
- Goethe:” idéias genéricas e uma grande presunção estão sempre em vias de causar uma terrível desgraça“;
- Epicteto: “qual a primeira coisa que deve fazer quem vai filosofar? Rejeitar a presunção do (já) saber. De fato, não é possível começar aprender aquilo que se presume saber”;
- Jorge Amado: “ na vida só vale o amor e a amizade. O resto é tudo pinóia, é tudo presunção, não paga a pena....”;
- Patrícia Lima: “o homem no auge do seu orgulho e presunção, acha-se superior a tudo (e a todos), mas, basta uma mudança na natureza para comprovar a sua mediocridade”.
Conclusões:
- As façanhas enchem o coração de presunção perigosa. Os erros obrigam o homem a recolher-se em si mesmo e devolver-lhe aquela prudência de que os sucessos o privaram. - Não permita que a presunção e o orgulho afastem as pessoas de você.
- O presunçoso tem mais facilidade para ser invejoso, é naturalmente difícil de ser “suportado”.
- Com o passar do tempo, as pessoas podem se revelar mais presunçosas. Com a idade nossos defeitos tornam-se mais evidentes, perdemos a censura e necessidade de agradar; alguns preferem agredir.
- A presunção é comum nas pessoas inseguras, querem sempre que formamos uma imagem positiva sobre ela.
- Comunicam uma expressão característica do presunçoso: sabe com quem está falando?

Agora já sabemos a resposta: com um..........presunçoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário