sexta-feira, 7 de junho de 2013
Dias de Hoje...
“A maneira mais eficaz de corromper o jovem (ou qualquer pessoa) é estimulá-lo a admirar aqueles que pensam como ele e não os que pensam de maneira diferente”.
A existência de um grande número de seitas religiosas e igrejas, times de futebol e partidos políticos, revela que o ser humano se sente confortável dentro de uma comunidade em que a linha de pensamento é estabelecida de antemão.
Pensar é um trabalho árduo. Não é à toa que não é ensinado nas escolas e a filosofia tem peso insignificante no currículo escolar.
A consequência lógica do não pensar é seguir sempre os outros, abrindo mão da capacidade de tomar decisões e traçar o próprio caminho.
Além disso - e o principal - é que reduzir a nossa mentalidade a uma única perspectiva faz com que entremos constantemente em conflito com os que seguem outros caminhos, pensando diferente.
O homem é, naturalmente, um “ser aberto” e esta característica deve ser valorizada, pois, está destinado a conhecer, a estimular-se e aprender, a aventurar-se, se descobrir e se revelar em outros mundos que existe dentro de si mesmo.
A vocação da maioria das pessoas, nos dias e noites de hoje, é apenas se divertir, entendendo a vida como uma festa que nunca deve terminar; sem outros interesses, como os políticos, sociais, artísticos e culturais, tornando-se dependentes do prazer imediato e disponíveis ao seu grupo social, independente da qualidade e consequências (a criatividade está em transformar qualquer conteúdo em festa, pulando e levantando as mãos para o ar).
Vivemos a DESCONSTRUÇÃO dos valores, princípios, ética, moralidade, instituições, as religiões transformaram-se num balcão de negócios e as fundamentalistas num campo de batalhas pelo poder...
Para construirmos uma nova sociedade a partir do caos, que se aprofunda todos os dias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário