segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
“Se um homem não tem nada para comer, o jejum é a coisa mais importante para fazer” (Hermann Hesse).
A luta constante contra a realidade nos esgota e nos deixa sem recursos. Há situações que não podemos mudar - nem se esconder ou fugir delas - que podemos considerar como FATOS e, outras, que podemos mudar, pois, são apenas SENSAÇÕES, que variam conforme o momento e lugar.
Portanto, com relação a sentimentos, maneira de sentir a vida, avaliações e considerações, sempre será importante saber se é FATO ou SENSAÇÃO. O Fato a gente aceita e aproveita o que existe de melhor nesta condição. A sensação a gente muda, transformando-a conforme nossa conveniência, mudando a maneira de pensar e agir, para melhor sentir o resultado das nossas relações com as pessoas e o mundo.
O fato é que hoje, dia 02 de Dezembro de 2013, é segunda feira, e cada um viverá conforme próprio entendimento, as diferentes situações. Os que não trabalharam no final de semana poderão lamentar-se, profundamente, pois acabou um período significativo que nos possibilita dispor emocionalmente de um tempo convencional. Mas, quem trabalhou, talvez possa hoje descansar ou fazer o que pode e tem que ser feito. São realidades que não mudam, mas podem ter diferentes interpretações.
Enfim, sempre existirão situações, que por mais dolorosas que sejam, devemos adaptar as nossas atitudes para não piorar as coisas e sofreremos menos.
Promove melhor bem estar para si mesmo, quem consegue perceber e avaliar o que de bom cada situação nos trouxe e pode nos trazer.
A vida é uma invenção, invente uma coisa interessante, que pode proporcionar prazer, mesmo nesta segunda feira. Crie uma história simples, para recordar com alegria, aprenda algo novo (nem que seja o simples significado de uma palavra), envie mensagem para um amigo, leia um aforismo transformador (como esse do Hermann Hesse)... .
Torne sua vida interessante, todos os dias! Inclusive hoje.
Temos que transformar a realidade, por pior que se manifeste inicialmente, como aprendizado e aprimoramento pessoal. Sempre existirá algo de positivo em toda circunstâncias: não podemos ver somente os espinhos entre as rosas, mas, temos também que observar, para valorizar, as rosas entre os espinhos. Observe que o fato é o mesmo: rosas com espinhos. As sensações é que são diferentes: lamentar-se por perceber os espinhos entre as roas ou contemplar as rosas entre os espinhos.
A VIDA DE CADA HOMEM É UM CAMINHO EM DIREÇÃO A SI MESMO. É O ENSAIO DE UM CAMINHO, O ESBOÇO DE UM RUMO.
Toda existência é uma trilha, que chamamos de destino, que deve ser percorrida por cada pessoa. NINGUÉM pode fazer isso por nós, porque o caminho não está marcado em nenhum mapa (não existe a mínima possibilidade de ser – somos gente e não marionetes, manipulados por fios imaginários).
Nós construímos a nossa trilha pouco a pouco, passo a passo, com nossas decisões e ações, sempre determinadas pelas circunstâncias, procurando ser quem dizemos que somos...este é o desafio de toda pessoa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário