sexta-feira, 15 de março de 2013
Reflexão importante para todo dia
“Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa”
Há dias que pensamos a sensação de “trabalhar muito para nada” e um esgotamento de forças parece predominar sobre a necessidade de nos concentrarmos para mantermos o foco de seguir adiante ou concluir o que estamos fazendo, ou não ter vontade de fazer nada do que é preciso.
Para o Neurologista e Psicólogo Viktor Frankl (discípulo de Freud, de Adler e de Jung), que sobreviveu ao holocausto, onde morreram todos da sua família (e posteriormente este célebre cientista do comportamento humano casa-se com uma brasileira), constrói uma das mais significantes teorias de atitudes à partir da observação no campo de concentração, a Logoterapia ou a Terapia do Sentido da Vida, de quem sou estudioso, diz que se o indivíduo encontra um sentido para a sua vida, torna-se MUITO capaz para superar a maior parte de suas adversidades.
Mais importante do que escavar o passado de uma pessoa, é explorar o que é possível fazer com o que ela tem aqui e agora e, desta condição criar um universo de boas e excelentes oportunidades, para realizar seus objetivos, familiares, pessoais e profissionais. O melhor remédio no combate às doenças é visualizarmos a importância da necessidade em estar vivo, para servir algo ou alguém, para celebrar no grupo familiar.
Temos que encontrar um motivo, que justifique sair da cama todas as manhãs para enfrentar todas as dificuldades naturais e as que agregamos deliberadamente, conscientes ou não.
Infelizmente não podemos nos ater, apenas, com o tipo de vida que gostaríamos de viver, sem conflitos e doenças. Temos que nos adaptar às diferentes situações, mesmo que represente viver diferente do que gostaríamos, para não nos manifestar e nos mantermos sempre insatisfeitos.
Meio século depois de Frankl , destaca Nietzsche a importância de se buscar uma “razão para viver”, pois, quando a nossa vida torna-se plena de sentido, os esforços já não são mais cansativos e fica mais fácil superarmos as dificuldades, e surgem as melhores possibilidades de conquistarmos a meta estabelecida. Aquilo que queremos, com todos os sentidos, também nos quer, já falavam os filósofos da Grécia antiga, e um dia nos encontraremos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário