quinta-feira, 28 de março de 2013
Transformação....para a superação dos nossos transtornos
Transformação, esta é a palavra.
Na nossa maneira de pensar, realizar escolhas e agir, somos influenciados de maneira significativa pela herança genética e pelo ambiente aonde realizamos o processo de vida (cultura, educação, aprimoramento, religião, sistema político, avaliação das experiências, etc.). Somos o resultado da interação do “patrimônio genético” e das “circunstâncias” de vida, sem determinismo e predestinações, pois, diante de um universo - pequeno ou grande - de possibilidades podemos realizar escolhas.
Na condição de ser vivo e que se transforma nas diferentes fases da vida, somos aparelhados com produtivos recursos. Que serão potencialmente positivos ou não, conforme a nossa opção. O homem é um ser em movimento constante, mesmo dormindo ele vive e sonha e, surgem as consequências. Diariamente, somos bombardeados por pensamentos (de 40 a 60 mil), sem a possibilidade de exercemos controle total sobre eles, mas, podemos interpreta-los e escolher uma forma de se tornarem aliados.
Com relação às teorias sobre as condições de existência dos seres vivos no planeta, parece haver um consenso no meio científico que somos um mix entre criação e evolução natural, havendo divergência apenas no percentual de influências entre esses fatores.
O importante é saber que podemos transformar o nosso comportamento e aplica-lo em benefício da promoção da nossa liberdade e na conquista do bem estar, conferindo prazeres à vida, na forma e no conteúdo. Independente da nossa herança genética ou do ambiente natural em que vivemos, sejamos produto de um criador ou de transformações na natureza, sempre poderemos fazer opções, nem que seja entre o sim e o não.
Determinação e foco são ingredientes indispensáveis para toda e qualquer conquista, canalizando as energias para serem utilizadas quando se justifique a conquista.
Para prosperar, devemos ter atitudes positivas, transformando as características negativas, como: impulsos destrutivos, a foça da agressividade, o medo, a insegurança... em nosso favor, produzindo energia produtiva. A rebeldia e a ambição são estratégias, quando combinadas, possibilita-nos fazer a opção conveniente do que se “dane tudo”: a herança genética e o ambiente onde fomos educados. Pois, temos a possibilidade de decidir quem queremos ser e como queremos existir, dependendo apenas das circunstâncias.
Ter um propósito significativo para acontecer e desfrutar de uma força milagrosa, considerando um trabalho como uma missão para transcender a própria existência, construindo um legado pessoal e que seja bom para o mundo, deveria ser uma vocação natural entre os humanos. Colocando-se no lugar do outro, para entender as pessoas e servir melhor à sociedade, é experimentar uma fantástica realização no processo de humanização. É sentir os encantos celestes no próprio coração.
Sabemos hoje, que entre o estímulo provocado pelo pensamento e a consequente ação produzida por este pensamento, existe um espaço de tempo, maior ou menor, oportuno e útil, dependendo de cada pessoa e que pode ser aprimorado e, ser utilizado para decidirmos qual poderá ser a nossa reação na relação com este estímulo. O poder de opção é livre (livre arbítrio), não está determinado pelo DNA e nem pelo ambiente, estes fatores apenas nos influenciam e podemos nos superar.
O bem estar depende de nossas opções. Estará sempre disponível para quem optar por valorizar: o que é bom, o que é certo, o que nos transforma em pessoas melhores, o que nos possibilita servir com alegria, a necessidade em reagir sempre positivamente aos estímulos, o conhecimento compartilhado, a pratica da humildade e da generosidade.
Existem muitas coisas boas para serem praticadas nas relações com outras pessoas, independente das condições, dos cargos e funções: é colaborar na superação de suas dificuldades, sem disseminar o medo e a insegurança.
Se a palavra é transformação....o objetivo é superação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário