terça-feira, 30 de abril de 2013
Otimismo X Pessimismo
“O pessimista reclama de tudo, até do barulho quando a oportunidade bate à porta”.
Temos que enfrentar muitas dificuldades no dia a dia, pessoal e profissionalmente. A vida pressupõe a existência de sofrimentos nas suas diferentes fases. Portanto, é importante sermos otimistas (procurando perceber o lado positivo das coisas), pois, semelhante aos pensamentos que sempre ocorrem em pares - e um negando o outro -, os fatos e sensações podem ter interpretações diferentes, até opostas.
Existe uma tendência natural em sermos pessimistas, reducionistas, deterministas e fatalistas. Mas, cada pessoa pode decidir por si mesma a ótica pela qual verá o mundo.
Ser pessimista ou otimista é escolha e treinamento, é uma atitude mental.
Para quem acredita que vivemos no pior dos mundos possíveis, podemos lembrar que...
- As coisas que nos acontecem representam em parte (50%) da vida; a outra parte (os outros 50%) corresponde ao modo como encaramos essas coisas que acontecem conosco, o que fazemos com elas. Por exemplo: uma taça de vinho pela metade, para o pessimista está metade vazia e, para o otimista está metade cheia.
- Cada dia pode ser o último de nossa existência (a nossa existência não está determinada e mesmo se estivesse não conhecemos nada sobre ela antecipadamente), mas também pode ser o primeiro (um novo ponto de partida, um recomeço, hoje pode ser o dia de um novo projeto de vida).
- O pessimismo é a opção dos preguiçosos, que o usam como desculpa para não fazerem nada.
- Ser otimista é saber que as coisas podem ser melhores e que vale a pena tentar outra vez.
O otimista é uma pessoa interessante e agradável para se conviver. O pessimista é antes de tudo um chato, tanto quanto aqueles que fantasiam sem nada realizar.
Uma pessoa que acredita em coisas possíveis e positivas têm poderes transformadores, maiores do que uma centena que apenas manifestam interesses e mais brilho do que todos os pessimistas existentes no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário