domingo, 18 de agosto de 2013
“CRONOS, o mais honesto dos pais, devorou seu filho”.
NA MITOLOGIA GREGA, Cronos era o deus do tempo, das idades e do Zodíaco.
Era um deus incorpóreo, que criara a si mesmo no início dos tempos.
Seu correspondente na Mitologia Romana é SATURNO, retratado no célebre e horripilante quadro de Goya.
Cronos sabia que estava condenado a ser destronado por um de seus filhos. Por essa razão, comia a sua prole assim que nascia. Contudo sua esposa, Reia, certa vez conseguiu enganá-lo, dando a ele uma pedra envolta em tecidos. Cronos caiu na armadilha, e com isso ZEUS se salvou.
Zeus foi criado em segredo por coribantes e ninfas, E, para que o pai devorador não o descobrisse, cada vez que Zeus chorava os coribantes provocavam alvoroço junto ao leito do menino para que não se ouvisse seu choro.
O mito Cronos ou Saturno nos possibilita duas importantes reflexões:
- o tempo nos devora, e por isso devemos aproveitá-lo ao máximo, pois cada ação produtiva que realizamos no dia a dia é uma pedra que colocamos na boca do velho e horripilante deus, considerando que o tempo só passa inutilmente para aqueles que querem perde-lo.
- o ser humano, até mesmo sendo os melhores dos pais, se não tiver caráter, é capaz de realizar qualquer coisa para conquistar e se manter no poder. O poder quando não é aplicado em benefício da sociedade, torna uma pessoa, mesmo sendo uma caricatura de corpo e de pessoa, um gestor sem alma nenhuma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário