sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Estilo Pessoal....
“AS desventuras na vida, normalmente, são suportáveis quando inevitáveis, porque vêm de fora, tornando-se meros acidentes. É no sofrimento causado pelas nossas próprias faltas que sentimos mais forte as ferroadas da vida”.
Em um dos contos de Graham Greene, um vilão sai livre e sorridente de seu julgamento, depois de conseguir que as provas que o incriminassem fossem consideradas insuficientes. Entretanto, ao atravessar a rua, morre atropelado. Em suas últimas palavras, pouco antes de fechar os olhos para sempre, ele agradece por ter sido a providência divina a condená-lo, não os votos do júri: “Odeio ser julgado pelos outros, prefiro que sejam as circunstâncias a me julgar”.
Mesmo porque quem nos julga e nos condena, não é, necessariamente, melhor que nós.
Muitos de nós, talvez por causa do excesso de zelo dos nossos pais, nos acostumamos a ser desculpados de qualquer falta e a receber mais amor do que merecemos - em algumas situações. Então temos dificuldades em aceitar que um estranho nos “coloque em nosso lugar”.
Aprender a lidar com julgamentos sobre si mesmo, é um gesto, mesmo que de sabedoria, quase que impossível. Somos muito presunçosos.
Mas, podemos desenvolver um “estilo”, pessoal, no mínimo interessante e útil nos relacionamentos. Estilo é a comunhão entre o nosso interior e nosso exterior. Sem harmonia, ele não existe.
“O estilo pessoal tem a ver, em última instância, não com o amor pela própria imagem, mas com a consideração pelos outros, junto com uma autoconfiança saudável” Anna Wintour (Editora da Revista Vogue).
Dez dicas para se ter estilo:
1) Conhecer os pontos fortes da própria personalidade e os fracos também.
2) Valorizar o que você é, em vez de se vangloriar do que finge ser.
3) Ser humilde, sem falsa modéstia.
4) Ter uma atitude positiva na maioria das vezes.
5) Ser amável com os outros, procurando sempre um motivo – real e sempre existe – para elogiar. O elogio sem fundamentos soa falso.
6) Dialogar com educação, atenção e inteligência (falando, mas sempre ouvindo e prestando atenção no que está sendo dito).
7) Ser solidário.
8) Mostrar flexibilidade, sincera, quanto às opiniões dos outros.
9) Saber lidar com momentos de crise.
10) Nunca se queixar em público. E, quando o fizer isoladamente, que seja explicado o motivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário