segunda-feira, 9 de setembro de 2013
"A literatura é sempre uma expedição à verdade"
A verdade é transformadora, nos liberta dos mistérios que povoam os nossos dias.
BIBLIOTERAPIA: uso terapêutico da palavra escrita.
Consequências naturais da leitura: ler, refletir, despertar, aprender, aplicar, se transformar, tornar-se outra pessoa para viver melhor.
O uso deste SIGNIFICATIVO MEDICAMENTO (como ajuda terapêutica) começou na Antiguidade. Conta-se que o Faraó Ramsés II considerava a sua biblioteca “o remédio para a alma”.
No entanto, a biblioterapia alcançou seu apogeu na era moderna, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos feridos voltavam da frente de batalha e eram submetidos ao “tratamento”. Eles melhoravam rapidamente quando dedicavam seu tempo à leitura.
O mero exercício de ler já traz benefícios, mas os efeitos positivos da leitura terapêutica se potencializam muito quando são criados grupos em que pacientes discutem os livros (ou aforismos) e comentam o resultado da terapia.
A leitura com a consequente reflexão e tomada de decisões, nos proporcionam transformações devido:
- A perspectiva de outra pessoa a respeito de um problema que talvez não saibamos resolver.
- Uma chance de fugir do estresse em que vivemos para descansar por algum tempo no universo de possibilidades que o livro propõe e, voltarmos de outra maneira.
- Imagens e reflexões que nos enriquecem e que podemos compartilhar com outras pessoas e assimilar melhor o esclarecimento e orientação.
- Estudos recentes e confiáveis, comprovam que a atividade da leitura protege o cérebro e preserva a memória.
- Além de melhorar os níveis de concentração de uma pessoa, a leitura terapêutica é importante agente para eliminação dos hormônios indesejáveis, nos possibilitando importantes transformações de atitudes.
Conclusão: quanto mais lemos – literatura construtiva – melhor nos tornamos e melhor nos entendemos para viver melhor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário