sábado, 14 de setembro de 2013
As vantagens de apreciar a beleza
“Quem despertar e conservar a capacidade de ver a beleza: vive melhor e não envelhece jamais”.
As pessoas que se relacionam com cenários opressivos, com situações absurdas e angustiantes é porque não têm capacidade e sensibilidade para contemplar a beleza. Promover e Proteger para VALORIZAR a BELEZA são condições que caracterizam o desenvolvimento e o bem estar humano.
Toda pessoa capaz de transcender e apreciar o sublime é candidata a experimentar momentos de profunda exaltação e felicidade.
Vários filósofos e terapeutas do comportamento humano afirmam que: rodear-se de beleza é uma NECESSIDADE VITAL para toda pessoa.
Interessante: quantas pessoas tem sede e não sabem disso? Nem sempre temos consciência da sede – ou de qualquer outra necessidade básica - e precisamos beber água como remédio, capaz de prevenir doenças e promover saúde. Caso contrário o corpo padece e adoece, não tivemos a manifestação da sede, mas, temos as consequências pela falta de água.
O mesmo acontece com a beleza, principalmente a contida no natural e nas várias expressões de arte. A necessidade quando não satisfeita pode gerar transtornos significativos, desconfortos e sofrimentos. A necessidade de contemplar a beleza não é reconhecida em nossa sociedade, e isso acarreta enormes males psicológicos e sociais. Temos que pensar melhor a nossa vida, a nossa casa e a comunidade.
Um importante facilitador contra as angústias que nos submete este mundo prosaico é recorrer à beleza que nos agrada e está acessível a qualquer um, como: às existentes nos diferentes museus, às músicas e canções que nos emocionam, aos livros interessantes (de gosto pessoal), às paisagens e aos fenômenos naturais oferecidas gratuitamente, às criações artísticas realizadas pelo homem, o cuidar das plantas e dos animais, o caminhar com um olhar especial encantado pela natureza, o mergulhar o corpo para lavar a alma.
Enfim, temos que fazer alguma atividade capaz de estimular os nossos sentidos e acionar as nossas teclas da sensibilidade, produzindo uma sinfonia de satisfação e alegria para a nossa mente e para o nosso coração, nos transformando e influenciando positivamente os outros.
A civilização entristece, disse Diderot:
“Querem saber a história abreviada de quase toda nossa miséria? Ei-la: havia um homem natural. No âmago desse homem, entretanto, foi introduzido um homem artificial, e ele desencadeou no interior da caverna uma guerra civil que se prolonga por toda a vida”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário