quarta-feira, 24 de julho de 2013
JUVENTUDE....a energia da vida
“NINGUÉM é tão partidário de reformas quanto os jovens”.
O mundo anda nos passos do jovem. Para entendermos o anseio da sociedade precisamos observar o comportamento e interesses dos jovens e, realizarmos nossas ações.
O jovem tem a energia do movimento e os idosos a sabedoria para conduzi-la, em benefício da melhor realização.
Não adianta resistir...o novo sempre haverá de vir...podemos orientar e esperar o que virá...compreendendo, respeitando e valorizando todas as pessoas.
O velho e o novo devem se harmonizar. Mas, a interferência presunçosa dos adultos mais velhos, gera a impressão que eles roubaram a felicidade da infância para maioria dos jovens. Pois, existem pessoas que dão bons conselhos e vivem maus exemplos.
Disse Kafka: “Casar-se, construir família, aceitar todas as crianças que venham ao mundo e dar-lhes apoio neste mundo inseguro e, talvez guia-las um pouco é, tenho certeza, a maior meta a que um ser humano pode aspirar”.
Sobre os progenitores que criam os filhos com o desejo de ver seus esforços compensados disse: “os pais que esperam gratidão dos filhos (alguns até insistem nisso) são como agiotas que só arriscam seu capital se recebem altos juros por isso”.
“Os filhos não nos pertencem” disse Saramago, os criamos para serem úteis à sociedade (o bem maior de todo cidadão).
O filho – quando planejado - é objeto de desejo para a realização dos pais. Escolhemos e decidimos quase tudo por eles (nome, time de futebol, religião, igreja para congregar, escola e clube para frequentar, interferimos na escolha profissional e até no casamento – ritual de passagem mais celebrado entre os humanos).
Afinal, ter filhos deve significar: AMAR pelo simples fato de amar e ENTREGAR A LIBERDADE DE VIVER (para gerar responsabilidades) a outros que nos sucederão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário