quinta-feira, 16 de maio de 2013
Aspectos positivos do...Viver é dançar na corda bamba das incertezas
“Mesmo quando em nossas vidas existe uma meta, podemos verificar que necessariamente não há um caminho definido. O que chamamos de caminho é a nossa hesitação”.
É fácil verificar que é significativa a “falta de foco” entre as pessoas, principalmente entre os jovens. Muita informação?
A incerteza não é algo só negativo, mas pode colaborar a respeito dos rumos que podemos tomar, influenciando nossas escolhas.
Na vida não temos certeza de nada, pois, viver é dançar na corda bamba das incertezas. Há vantagens em desconhecer o resultado dos nossos passos, por exemplo:
- as incertezas nos possibilitam até poder esperar pelo inesperado, e, observar os aspectos positivos dos eventos e situações;
- a hesitação nos possibilita descobrir coisas à beira do caminho que talvez sejam muito importantes; quantas vezes o acaso foram decisivos até na escolha da profissão? (as maiores descobertas das ciências foram consequências do acaso).
- a incerteza nos obriga a ficar com os sentidos atentos, nos mantendo com os olhos abertos não caminhando às cegas e, vigilantes sem inércia;
- às vezes não ter certeza absoluta para onde estamos indo é um incentivo à criatividade, é uma oportunidade de descobertas, é poder perceber a vida de outra maneira, é esvaziar-se de conceitos antecipados para experimentarmos novas experiências e podermos desenhar outro modelo de pessoa para nós mesmos.
As incertezas são reveladas no aventurar-se e, transformar as descobertas e beneficiar-se da capacidade humana de adaptação é a realização das conquistas; disso dependemos nós – de conquistas.
Portanto, não devemos jamais nos angustiar com o rumo aleatório das circunstâncias pois ele é garantia de liberdade e de que algo depende do que está nas nossas mãos, conferindo-nos uma natural responsabilidade.
Bem aventurado os que conseguem em tudo, perceber o lado positivo da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário