sábado, 25 de maio de 2013
"vampiro energético"
“Algumas pessoas proporcionam satisfação e alegria aonde quer que vão; outras, sempre que se vão”.
Nós vivemos em pequenos grupos sociais, portanto, a alegria e o prazer de viver dependem dos companheiros de viagem que escolhemos em nossas trajetórias.
É importante saber escolher as companhias, porque existem as que agregam valor à nossa vida, ao passo que outras claramente o subtraem, impossibilitando até de sermos livres (dos complexos, das angústias, dos desajustamentos naturais provenientes do simples ato de existir).
A escritora Amélie Nothomb retrata um tipo de relação desigual e destrutiva, mas, bastante comum, principalmente na juventude, época que precisamos de ícones para nossa inspiração. Algumas pessoas abusam das críticas desnecessárias, fora de tempo e de propósito. O que poderia ser uma relação construtiva e até amorosa, se transforma em batalhas onde todos perdem.
Diz ela que devemos nos precaver contra esse tipo de “vampiros energéticos”, por mais atraentes que eles possam parecer à primeira vista, e rodear-nos de pessoas positivas, construtivas, que facilitam as circunstâncias para nossas conquistas ou pelo menos que não nos atrapalhem.
Precisamos exercitar para desenvolver o potencial existente em todas as pessoas para serem: gentis, compassivas e solidárias.
Todas as pessoas necessitam de ajuda e tem que ajudar, é uma condição de reciprocidade. Muitas vezes, nem conseguimos acompanhar com nossos sentidos e consciência, todas as trovas que realizamos uns com os outros, nos relacionamentos.
Interessante: quanto mais quisermos colaborar com o outro mais chances teremos para fazê-lo e mais ajuda receberemos também.
Na vida não há prêmio e nem castigo, apenas consequências. A conquista da liberdade e do bem estar depende da “Roda de Solidariedade”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário