quarta-feira, 13 de novembro de 2013
“A necessidade de utilizarmos o importante recurso da ADAPTAÇÃO”.
Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças (Charles Darwin).
ADAPTAR-SE é uma virtude pessoal para ser praticada. A maioria das pessoas tem muita dificuldade com mudanças não planejadas e, quando planejam sentem-se inseguras com medo dos resultados, por isso acabam sempre fazendo as mesmas coisas que funcionavam antes, passando a obter resultados negativos, devido não realizar as modificações e ajustes necessários, que o tempo e as circunstâncias exigem.
Como a vida tem de continuar...transformações sempre serão obrigatórias. E, temos que desenvolver a capacidade de nos adaptarmos ao novo tempo, sendo flexíveis, para encontrarmos os recursos e as estratégias necessárias, diante das condições instáveis e perigosas que estamos vivendo.
Neste processo de mudanças, cada um deve ser o seu próprio mestre. Podemos nos beneficiar das citações e do conhecimento das pessoas que já pensaram a vida, em outros tempos e outras formas. Não precisamos partir do zero absoluto, considerando que existem registros confiáveis de estudiosos do comportamento humano. Muitas pessoas já viveram o que estamos vivendo e, é benéfico por ser prudente, saber como enfrentaram os seus transtornos e quais foram as consequências.
Antes de tudo, temos que aceitar a necessidade e a importância de realizar mudanças e transformações nas nossas vidas, para obtermos outros resultados, o mais próximo possível do desejável, considerando as circunstâncias.
Para obtermos sucesso, como resultado do processo, devemos, inicialmente, identificar e reunir o maior número possível de fatos, para encarar a realidade da situação e as possibilidades, com o máximo de imparcialidade. É fundamental nos preocuparmos, apenas, com o que é realmente importante, e, não desperdiçarmos tempo e energia, atribuindo culpa às pessoas e coisas – defeito humano e prática sempre casual.
O passo seguinte é buscar informações, em lugares e com pessoas diferentes do nosso dia a dia, para aumentarmos as opções. Temos que descobrir e exercitar “talentos inatos adormecidos” e descobrir a nossa potencialidade, possibilitando-nos revelar outros recursos que dispomos e nunca foram utilizados. Somos muito melhores do que imaginamos, somos capazes de realizar coisas que Deus nunca dúvida, pois ELE sabe o quanto existe de divino em cada pessoa. Nós passamos uma vida sem conhecer, efetivamente, quem somos... e do que somos capaz.
Finalmente chega o momento de entrarmos em ação, nos preparamos convenientemente e, temos que nos mobilizar e agir, confiantes na conquista, apesar da presença natural do medo pelo desconhecimento da nova situação e com medo do nosso desempenho.
Sempre será importante estabelecermos uma rede de contatos, pois, os resultados dependem da existência e da qualidade das relações. Temos que traçar um plano de ação e depois desmembrá-lo, em tarefas menores, cuidando uma de cada vez. sem perder a percepção do todo. Quando iniciamos um processo, temos que idealizar o seu final, com objetivos específicos, sem perder a noção da nossa missão.
É importante avaliar cada fase, para sabermos da necessidade de correções e dos progressos realizados, nos estimulando a manter o rumo.
A vida é feita de desafios constantes, de pequenas e grandes batalhas diárias para serem enfrentadas, algumas perdemos e outras ganhamos, mas, o mais importante é lutar até o final. Derrotados não são os que perdem batalhas, são aqueles que não lutam as guerras.
É bom lembrarmos em todo momento “que a natureza humana sempre nos preservará” e que nascemos para ser vitoriosos. A mais importante das vitorias está na aceitação da luta constante – viver é perigoso – e não necessariamente na conquista com prazeres efêmeros.
À medida que cresce a nossa capacidade de adaptação, cresce também a nossa confiança, para enfrentarmos qualquer desafio que a vida sempre nos apresenta, inclusive diante das mudanças indesejadas.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário